quinta-feira, 21 de junho de 2012

Enfim, o primeiro passo...

A quantidade de sites, fóruns e blogs que tenho lido ultimamente não é brincadeira... Mas até agora não encontrei um blog "no começo", do zero, apenas com a vontade e o sonho de ir! Então o operacaomontreal chegou de vez, agora pra dá o primeiro passo, trocar informações e mostrar pras pessoas o que fazer e por onde começar. Ainda não sei como fazer nossa timeline, mas jajá eu descubro. Por enquanto vamos escrevendo aqui mesmo =)

Como foi dito no post lá de janeiro (demorou, ein), eu sou Enfermeira (agora formada) e meu marido (agora casada) é Publicitário. Então foi daí que começamos, com a formatura e o casamento! Junto a isso, temos as famosas aulas de francês. Preferimos ter um professor particular, apesar de eu gostar muito da aliança francesa, o tempo era o mais complicado. Daí com o prof particular é um pouquinho mais maleável (porém precisa de muuuuuuuuita disciplina pra não ficar adiando as aulas sempre que se quer). Pra quem não falava nada de francês, esses 6 meses foram bem produtivos com relação a língua.

Ainda não demos entrada no processo provincial pq meu diploma ainda não saiu (demora uns 2 meses, mas eu já tou entrando com uma ação pra adiantar esse tempo) e não fizemos os testes de francês e inglês. É complicado pensar a longo prazo e gastar tanto com uma coisa que vai demorar... mas é a vida de imigrante, né? já tenho sentido na pele o que leio nos blogs de vocês sobre ansiedade, desmotivação, cansaço...

E só pra esse post não ser só de lamentações, a boa notícia é que já recebi uma correspondência oficial \o/
É da Ordre des infirmières du Québec - OIIQ. Mandei um e-mail pra eles apenas falando (em francês) que sou enfermeira e queria receber informações sobre a ordem, algumas informações sobre mestrados e essas coisas. Três meses se passaram sem nem uma respostazinha automática no e-mail, até pensei que o email tava errado, ou eles não tinham visto, ou não tinham se interessado em responder... mas aí chegou esse envelope aqui em casa e eu senti que as coisas vão andar direitinho, basta ter paciência.

Pra não ficar maior muito grande, no próximo post falo sobre os documentos que estão no envelope, o valor pra pagar lá e de um livreto explicativo sobre o exercício da profissão no Quebec.

4 comentários:

  1. Olá!!
    Obrigada pela visita no blog!
    E faz muito bem em começar pegando as informações direto com sua ordem!
    Boa sorte no frances e em todo o processo!

    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,

    somos colegas de profissão e eu também me casei aos 21... mas isto já tem um tempinho rsrsr

    Nosso projeto acabou de sair do campo dos sonhos, depois de mais de um ano de pesquisas e de estudos de francês e só em junho nosso processo foi aberto!
    Um abraço e vamos trocando figurinhas

    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!

    te respondendo sobre enfermagem = pode colocar o link da entrevista sim, sem problemas .

    sobre ser recém formada, eu entrei em contato com a OIIQ recentemente e eles aceitam dossiês de recém formados, podem apenas incluir matérias ou estagios complementares.

    saude mental = sim, ha muitos casos. Ha instituiçoes para casos muito dificeis mas o approche é ambulatorial (=CLSC, comunitario) é uma area com muita carência em enfermeiros.


    sobre pos graduaçoes, nao funciona como no Brasil. Enfermeiros com nivel universitario ainda sao poucos (a maioria possui CEGEP, College) e as pos seguem mais pra carreira acadêmica mesmo. Para ter uma ideia, recentemente aprovaram a especializaçao em controle de infecçao! Leia o documento da OIIQ = http://www.oiiq.org/publications/repertoire/la-pratique-infirmiere-en-sante-mentale-une-contribution-essentielle-a-conso

    pode ser de grande ajuda.

    veja o site da associaçao tb = http://www.aqiism.org/documents/accueil.php

    bonne chance

    ResponderExcluir
  4. so completando, mestrados sao gerenciados pelas universidades, a OIIQ nao se responsabiliza.
    Em geral as universidades pedirao alguns anos de experiência na area, é bem raro alguém entrar no mestrado sem ter vivido *terrain*

    ResponderExcluir